segunda-feira, 30 de maio de 2011

[Lido] O Arquiteto do Esquecimento



Esse foi o primeiro livro do Book Tour Selo Brasileiro que chegou e não podia ter começado melhor. A primeira coisa que chama atenção é o tamanho do livro, ele é enorme e tem uma bela capa.

Ele conta a história de Doran, da sua infância até sua velhice. O livro é dividido em 04 grandes capítulos. Gorda é o primeiro e conta a infância de Doran e sua relação com a família. O próximo é o Corredor polonês e conta os terrores da guerra, como ele sobreviveu a tudo com sua força e caráter mais ainda fortalecidos. O terceiro é O Arquiteto do Esquecimento onde vc vai conhecer o pq do título do livro e mais sobre a droga do esquecimento. Nesse aparece tbm o grande amor de Doran, a bela e corajosa Isabel, a quem ele ajuda e encontra seu ponto de apoio depois de tanto tempo sozinho. O quarto é Constantine, nele vc vai conhecer a filha dele e vai entrar numa busca pela irmã de Doran. Nesse capítulo ele irá tomar a decisão mais importante de sua vida. No último O Plano, ele toma sua decisão e precisa escolher entre o passado ou seu presente... qual das mulheres da sua vida ele salvará.

Desse livro podemos retirar quatro personagens importantes: Doran que é o homem mais doce, leal, corajoso e inteligente da literatura nacional! kkk Ele está ali para fazer o que é certo, independente do q seja necessário para isso. É aquela pessoa que vc gostaria de ter perto em momentos de crise, rs! Isabel é a companheira ideal para ele, uma mulher até certo ponto ponderada, mas com atitude e sem medo de riscos. Ela devolve o prazer de viver a Doran. E as Constantines, rs. Temos na do passado uma menina doce, mesmo deficiente... uma moleca q não deixa de aproveitar a vida mesmo com problemas... é a personagem que vai mais apertar seu lindo coração, rs. E a jovem Constantine, que mesmo já sendo uma médica e estudando fora, ainda se comporta muitas vezes como a menina mimada que precisa de um susto da vida para agradecer o que tem.

O livro é brilhante! O começo chega a ser um pouco cansativo, muito descritivo, mas logo ele pega o jeito e a história corre rápida e é viciante. Eu sempre fui fã de livros sobre nazismo e confesso que fiquei meio receosa quando vi um brasileiro escrevendo sobre algo assim, mas minhas expectativas foram superadas e ele escreve MUITO bem sobre o assunto... a descrição da vida de Doran no campo de concentração é emocionante. Além da forma como ele aborda um assunto tão cruel e nos deixa tão emocionados, as vezes de forma leve e outras de forma tão forte.

O livro como um todo é bom. Não tem erros de digitação (raro em livros brasileiros), o papel é ótimo e as letras de um tamanho maior facilitam a leitura. Os personagens são muito bem caracterizados e a história é toda amarradinha. Você não encontrará defeitos nesse livro, rs... É um prazer ler um livro nacional tão bom! Além de que todo mundo vai querer pegar e olhar de perto o livro lindo que você está carregando. Parabéns ao autor!

O Arquiteto do Esquecimento
Marcos Bulzara
470 páginas
Life Editora

Esse livro faz parte do Book Tour Selo Brasileiro.

Parte extra. Contém spoilers e palavras de baixo calão. Não leia se você tem problemas com críticas ou com a opinião alheia.

* Spoilers: Fiquei com tanto dó de Constantine quando ela sofreu o acidente e não sei se foi certo os homens terem deixado as mulheres para trás na fuga... e não sei o que achar da volta dos meninos, Doran ajudou Constantine, mas o irmão morreu... e q fdp aqueles nazis nojentos... pqp... eu fico muito doida com isso de nazismo, onde as pessoas estavam com a cabeça em permitir tanta barbaridade com pessoas inocentes... :\ Achei muito fofo Doran e Isabel... e uma pena ela ter morrido, ainda deixando o coitado com remorso... E coitada da Constantine, q sequestro cruel, ave Maria... pelo menos ela saiu uma pessoa muito melhor. Chorei litros com a conversa final entre ela e o pai... E é isso... o livro é divino!
* Já vi igual: Em algumas partes eu lembrei de Amanhã (quando eles voltam e precisam se esconder dos inimigos) e parece pouco tbm com um livro de Dan Brown, mas só em algumas partes do 3º capítulo.
* Mais sobre o assunto: Leia O Dossiê Odessa de Frederick Forsyth, é o meu livro preferido sobre o assunto... outro bonitinho é O Menino do pijama listrado... lembro de Armageddon, é sobre guerra, mas não lembro se especificamente sobre nazismo.
* Compraria e leria de novo.
* Acho que você deveria ler o quanto antes!
* Notas: Capa: 5 \ 5 Enredo 5 \ 5 Personagens 5 \ 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário