quarta-feira, 14 de setembro de 2011

[Lido] Teia Virtual

Teia Virtual
Carlos Eduardo R. Bonito
260 páginas
LITERATA
Sinopse: A Internet é realmente um dos maiores veículos de comunicação já criados na atualidade. Nela podemos ser o que queremos, fugindo assim do mundo real, criando um mundo paralelo, onde figuramos de anjos a demônios, podendo até alimentar o ódio de não ser aceito pela sociedade no mundo real. Assim começa a elaboração de uma teia nociva, permissiva e a falsa impressão de se conseguir tudo o que se quer, pela lei do menor esforço. Pessoas emocionalmente vulneráveis, de alma fraca, que transitam do mundo real ao virtual, na busca das soluções para seus problemas ou do sucesso pessoal, como, por exemplo, ser bem sucedida, como a invejada prima, sem nenhum esforço, acabar com a depressão, por ser um astro de rock e não saber lidar com o sucesso e a fama, ou alcançar a felicidade, estabilidade financeira e ser aceito como homossexual, no seio de uma família com valores que não aceitam esse comportamento, ou até mesmo, indo mais além, aos olhos da crença de uma ex –atleta, a palavra de Deus é distorcida e usada para se libertar e “libertar” a alma do seu marido, onde, na verdade só há o desejo de vingança. Afinal, a indução ao ódio é possível? Devemos ou não libertar os nossos demônios? Tudo é possível, quando se deixa cair e se prender a uma TEIA VIRTUAL doentia criada por um ser humano com uma inteligência fora do comum, mas renegado pela sociedade.

O tema desse livro é super atual e interessante. Todas as pessoas q gostam dessa vida virtual já tiveram algum amigo ou até mesmo um rolo por aqui. É importante mostrar os riscos disso e o autor tenta fazer isso. Esse livro faz parte do Book tour do Selo Brasileiro.

O livro começa com um julgamento. Uma moça conta como matou a prima, os motivos e como foi levada a isso por um amigo da internet. Alexandre é o promotor do caso e não leva a influência do "amigo" a serio e faz com q ela seja condenada. A advogada e amiga de Alexandre Beth começa a perceber q mais casos estão acontecendo e estão sempre ligados a pessoas da internet. Um homem está induzindo pessoas a matarem e eles precisam descobrir quem é e fazer com q ele pare. Você vai conhecendo mais histórias estranhas e depois o autor te apresenta ao assassino, um ser cruel e doente. Achei a história dele muito interessante. Como pano de fundo nós temos a história de amor mal resolvida entre Alexandre e Helena e os problemas de Alexandre com o irmão. Temos tbm uma visita ao mundo das prostitutas e cenas quentes (o assassino começa a matar prostitutas, é o unico tipo de amor q ele conhece: o amor pago).

Os personagens principais são Alexandre, seu irmão Alvaro, sua ex namorada Helena e sua amiga Beth. Alexandre é promotor e um homem sério e muito amargurado. Perdeu a mãe muito cedo e teve q aceitar uma madrasta e um novo irmão. Acho q ele poderia ser mais maduro por toda a inteligência e experiências q o autor diz q ele tem, Alvaro q é bem mais novo, parece ser mais adulto e bem resolvido q o irmão. É interessante o quanto a familia pode causar traumas e atrapalhar a vida das pessoas e como as pessoas só conseguem achar um equilibrio quando resolvem seus problemas. Helena é teimosa, irritante e até chata. O relacionamento entre eles parece coisa de adolescente. Beth é mais centrada e o elo q continua unindo os dois, ela é o equilibrio e muitas vezes a voz da razão nas conversas. Os personagens são até interessantes. E claro, o grande vilão... q é FODA... Augusto Gabriel dos Anjos detona! o cara é cruel.. um psicopata mesmo! Acho q ele perdeu a essencia do meio pro fim, esperava mais dele e o fim é péssimo, achei muito injusto o fim de alguns personagens!

O livro é sobre internet, lógico, mas ele vai além, fala sobre família, solidão, inveja, falta de perspectiva... é meio jogos mortais, o cara escolhe pessoas q são fracas e tem o desejo de terminar com seus problemas de forma fácil. Ele se justifica dizendo q somente deu força para q as pessoas tivessem coragem de fazer o q elas já iriam fazer de qualquer forma! Meio relativo, as pessoas entravam na internet para buscar alguem para desabafar e encontravam um amigo muito legal e q no fim oferecia uma ideia: cortar o mal pela raiz, rs. O livro me pertubou com a narração. Isso de 3ª pessoa, misturada com 1ª não foi legal, sei q pode ser super moderno e tal, mas me atrapalhou e complicou minha leitura. Era impossível vc adivinhar quem começava narrando um capítulo, as vezes vc precisava ler a folha quase toda para descobrir se era um personagem q já existia ou um novo q estava começando um novo caso... poxa, assim complica. Já li sobre esse recurso de cada personagem ter sua visão da história (aka Amanhecer ou O Herói perdido), mas quando se é possível saber de cara sobre quem é... Ele escreve tão bem em 3ª pessoa, o livro fica bem melhor quando ele fica somente numa pessoa. O livro é bem legal, interessante e fala de um assunto proximo da gente. Não de todo mundo, nessa era Facebook, twitter e orkut, é complicado falar de pessoas q ainda usam sala de bate papo e email... mas acho q MSN se usa bastante ainda :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário